segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O HOMEM DO FUTURO - COMÉDIA, ROMANCE E FICÇÃO CIENTÍFICA

    Estrelado por Wagner Moura e Aline Moraes, o Homem do Futuro, nos traz um gênero até então pouco explorado no cinema nacional, a ficção científica. Escrito e dirigido por Cláudio Torres, o longa em nenhum momento se torta cansativo, muito pelo contrário está sempre nos deixando inquietos e preocupados com o próximo ato e suas consequências em relação ao protagonista. Zero (Wagner moura) é um cientista desesperado, que ao tentar desenvolver uma forma de energia limpa, acaba criando uma fenda no tempo que pode leva-lo de volta ao marco zero das catástrofes em sua vida e mudar o seu futuro, porém, que nem tudo sai como planejado, desencadeando assim, mudanças drásticas em sua vida e na das pessoas que ele ama, principalmente na vida de seu grande amor, Helena (Aline Moraes).
    Merece destaque e elogios a competência dos efeitos especiais, geralmente tão toscos dentro do cinema nacional, se mostra com qualidade desde as viagens trans temporais, ao prédio sede da empresa o Homem do Futuro. Sem perder o foco Torres cria um enredo sobre amor, mas principalmente como o poder das escolhas podem mudar tudo, nos fazendo lembrar de filmes como efeito Borboleta e De Volta Para o Futuro. De modo que tudo, até o cartaz do filme deixe claro que Moura e Moraes, são as estrelas, Torres não deixa de aproveitar nenhum de seus personagens, decepcionando aqueles que concluíram de inicio que Fernando Ceilão e Maria Luisa Mendonça seriam apenas acessórios cômicos, ambos possuem um papel chave, impedindo assim que caiam no esquecimento.
    Não esquecendo da trilha sonora que vai de Legião Urbana a Radiohead. Por toda criatividade, simpatia e diversão, mas principalmente pelo tema pouquíssimo abordado no cinema nacional, e trabalhado com competência, Cláudio faz jus ao sobrenome da família Torres, e embora tenha errado feio em A Mulher invisível (na minha opinião),com o Homem do Futuro nos mostra sua inquietação em fazer algo diferente, e talvez seja isso que o faça merecedor de nossa atenção.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

PLANETA DOS MACACOS - A ORIGEM : ASSUSTADORAMENTE BOM

    Com um ritmo frenético Planeta dos Macacos: a origem nos traz o que seria o início da série. Sem grande entusiasmo fui ao cinema assistir o filme só pra não ficar por fora de uma das principais estreias deste fim de semana, mas sai de lá com a certeza de que não foi perca de tempo, mas na dúvida se estava impressionada, assustada ou as duas coisas. Tudo bem que em algumas sequencias o roteiro deixe muito a desejar, ele é compensado pela maravilha dos efeitos especiais, que nos apresentam os animais de uma forma tão perfeita que chegamos a nos perguntar se seriam de fato reais. A construção do um personagem Cesar, (Andy Sarkis, aquele q fez o smigol) que age como protagonista e ao mesmo tempo como antagonista envolve o espectador de uma tal forma que emociona, principalmente quando este interage com o personagem de James Franco.
     Franco interpreta o dr. Will Rodman que desesperadamente procura desenvolver uma cura para o mal de Alzheimer (doença que afeta seu pai), porém acaba desenvolvendo uma droga que seria crucial para a evolução dos símios (animais usados pelo laboratório como cobaias) e seria extremamente nociva a raça humana, o que deixa claro o motivo pelo qual os humanos tenham sido quase que erradicados do planeta nos filmes anteriores, aliás, que melhor lugar para se transmitir um vírus pelo mundo se não em um aeroporto. Em Planeta dos Macacos de 2001 com Mark Walberg, lembro de uma cena em que o mesmo diz, que a raça humana quanto mas inteligente fica mas perigosa se torna, e é claro que ele estava certo. Com uma mãozinha da ciência Cesar, o personagem principal , acaba nascendo com certas habilidades e posteriormente faz com que os companheiros da mesma espécie também compartilhem das mesmas. Tom Felton (o odioso draco de HP) surge como uma espécie de carcereiro torturador dos símios, despertando a ira de muitos deles, ou seja quando os animais chutam o pau da barraca o personagem de Felton é o primeiro que roda. 
     A sequência da ponte é incrível deixando qualquer um desesperado na dúvida se Franco reencontrará Cesar e o que vai acontecer, se ele leva o chipanzé para casa ou ele o abandona. Embora Hollywood tenha insistido em Franco como estrela do filme, assim como Walberg foi de fato estrela de Planeta dos Macacos (2001) não há duvidas que James Franco (não o desmerecendo, pois é um ator de enorme talento sem dúvidas) assim como Freida Pinto (de quem quer ser um milionário) e os demais foram só personagens secundários, pois em Planeta dos macacos-a origem, que brilhou mesmo, foi Cesar. 

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

GEORGE R.R.MARTIN, AS CRÔNICAS DE GELO E FOGO E GAME OF THRONES

    Editoras adoram abreviar o nome dos autores que publicam, Joanne Kathleen Rowling virou J.K. Rowling,John Ronald Reuel Tolkien virou J.R.R.Tolkien, ai você deve se perguntar o que isso tem com o título deste post. Bom, em junho estreou na HBO uma série chamada GAME OF THRONES, de início achei que se tratava de mais uma série histórica (não deixa de ser) da emissora, que tem como tradição exibir grandes produções como Band of Brothers, Boardwalk Empire entre outras. A cada chamada eu me interessava mais pela série, principalmente depois que vi Sean Ben no elenco. Ao assisti o episódio piloto descobri que a série se trata de algo muito mais complexo do que imaginava, descobri que se tratava de uma história fictícia em um mundo fictício, o que dava liberdade aos produtores de implementar várias coisas, costumes, idéias sem se prender a uma coerência histórica real. Em seguida joguei o nome game of thrones no google e foi então que soube que a nova série da HBO, é baseada em uma série de livros, AS CRONICAS DE GELO E FOGO, uma história fantástica de um tal de George R.R. Martin, ou melhor George Raymond Richard Martin, entenderam onde eu queria chegar?
    Até então, achava que nunca ouvira falar neste nome nem em seus livros. Foi então que lembrei que ha algum tempo o Rafael Draccon havia falado algo desta obra no blog Sedentário e Hiperativo. Quando li a coluna do Rafael eu mal sabia que o tal livro se tornaria uma febre. A 1ª coisa que passou pela minha cabeça quando li o nome George R.R. Martin foi o nome dos primeiros autores citados no topo deste post. Soube também que George é roteirista e escritor, apesar de ser estado-unidense, é considerado o Tolkien da atualidade, o que discordo totalmente, não desmerecendo Martin. O considero um escritor fantástico mas seu estilo difere muito o de Tolkien, pois enquanto as histórias deste seguem um estilo mais romanceado, Martin tem uma trama mais realista, seguindo para guerras sangrentas, traições, incesto e etc, uma escrita mais próxima de Bernard Cornwell (as batalhas do Cornwell são mais bem descritas). De todo modo, acredito que a obra de Martin se compara a de Tolkien apenas no que diz respeito a dimensão do universo criado para sua história, pois é incrível entender que em ACGF já existe uma infinidade de histórias antes da história narrada nos livros . 
    Eu gostei tanto de tudo aquilo que me dediquei a saber tudo em relação a série, mas decidi ler primeiro o livro. Acredito que nunca desde que foi lançado o primeiro livro da série em 1996, AS CRONICAS DE GELO E FOGO foram tão populares no Brasil como veio a se tornar depois da série, que não só resgatou os antigos fãs de Martin, mas também conquistou centenas que nunca haviam ouvido falar de sua obra antes (eu mesma). Diferente de quando você ler um livro que adaptado para o cinema sofre sérias mudanças que não te agradam, a série GAME OF THRONES da HBO, e praticamente 100% fiel ao livro, não deixando o espectador (leitor) desapontado.
    Ao que parece cada temporada da série televisiva vai ser baseada em um livro da série literária, então se você não aguentar esperar até o ano que vem para saber o que vai acontecer, compre logo o seus livros. Se você não fala inglês (assim como eu) saiba que disponível em português brasileiro só temos os dois primeiros livros da série, o terceiro está previsto para ser lançado apenas em setembro na bienal do livro, mas a Saraiva e o Submarino já estão fazendo a pré-venda, mas corre que o frete é grátis por tempo limitado.:) 

Lista de livros da série: As Crônicas de Gelo e Fogo / A Song of Ice and Fire
CURIOSIDADES:
- Westeros é uma espécie de universo alternativo da Europa Medieval.
-Na série existe uma muralha que separa Westeros da imensidão de gelo, das criaturas que eles chamam de OS OUTROS e dos selvagens ao norte, esta muralha possui 300 m de altura e foi inspirada no muro que o Imperador Romano Adriano construiu na Bretanha para separar as terras do império dos povos considerados bárbaros.
- Se pegar uma mapa do Reino Unido e um de Westeros você notará semelhanças.
- Os lobos gigantes realmente existiram. Veja aqui.
- George R.R.Martin tinha pretensões de matar a personagem ARYA STARK, mas sua esposa o proibiu.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Mas Nostalgia: Já que é pra falar de John Hughes

Fonte: superinteressante


Nostalgia
John Hughes, o filósofo da puberdade


Para quem tem menos de 25 anos, a década de 80 foi o paraíso do mau gosto — aquela época saudosa em que John Hughes (nascido em 1950), diretor de Gatinhas e Gatões e outras bobagens inesquecíveis, era o mestre do riso inconseqüente e da banalidade inspirada.

Muitas tardes foram salvas do tédio pela hipnótica tolice de Curtindo a Vida Adoidado. Hughes já foi chamado de "filósofo da puberdade" elogio quase desmerecedor, pois o maior atrativo de seus filmes é a ausência de preocupações existenciais. Flertando por Chicago ou perambulando por uma universidade, seus personagens jamais pensavam na vida.

No início dos anos 90, Hughes e seus heróis haviam mergulhado no ostracismo. Esvaneceram-se, lentamente, no limbo dos coadjuvantes despercebidos e levaram consigo, intocado, todo o charme de nossa idílica ignorância.

Obra-prima juvenil

Curtindo a Vida Adoidado (1986), dirigido por John Hughes, é o clássico da irresponsabilidade juvenil. É a melhor performance de Mathew Broderick. A comédia criou uma gramática para filmes teens e elevou a atividade de matar aula à condição de arte



Receita esgotada

Alguém Muito Especial (1987) mostra a decadência de Hughes. É um remake nada discreto do sucesso A Garota de Rosa-Schocking



Eclipse ruivo

Musa absoluta do diretor John Hughes, Molly Ringwald — uma ruivinha que poderia ser a sua prima — praticamente despontou para o anonimato depois de sucessos como O Clube dos Cinco (1985) e A Garota de Rosa-Schocking (1986), papel que a eternizou no Olimpo das fitas adolescentes. Hoje balzaquiana, Molly protagoniza algumas comédias românticas, como a recente In The Weeds (2000), dirigida por Michael Rauch, ainda não exibida no Brasil



Eterna adolescência

O Clube dos Cinco (1985) talvez seja o melhor retrato de uma "geração perdida" de atores. Nenhum deles teve maior fôlego em sua carreira cinematográfica. Hoje, são meros coadjuvantes. O paradoxo é que o filme consagrou Hughes como o "Spielberg Teen"

A maioria dos filmes de Hughes só pode ser encontrado em vídeo. Veja os títulos mais importantes:



Filme - Gatinhas e Gatões (1984)

Atores - Molly Ringwald, Anthony Michael Hall, John cusack

Disponível - Vídeo

Filme - O Clube dos Cinco

Atores - Emilio Estevez, Antony Michael Hall, Judd Nelson, Molly Ringwald

Disponível - Vídeo



Filme - A Garota de Rosa-Schocking (1986)

Atores - Molly Ringwald, James Spader, Harry Dean Stanton

Disponível - Vídeo



Filme - Curtindo a Vida Adoidado (1986)

Atores - Mathew Broderick, Alan Ruck, Mia Sara

Disponível - DVD Paraumont

domingo, 17 de abril de 2011

ANOS 80 E 90: Os melhores filmes adolescentes estão lá

    Atualmente filmes como Hary Potter, Crepúsculo, Garota infernal e etc, são referências quando falamos de filmes voltados para o público adolescente, mas no fim do século passado é que estão os melhores, repito OS MELHORES FILMES deste seguimento. Se você tiver no mínimo uns 22 anos ou se for muito bom de memória e tiver uns 20 anos vai lembrar de filmes como CONTA COMIGO, melhor com certeza você lembra do filme CURTINDO A VIDA ADOIDADO, clássico da sessão da tarde. 
    Houve um tempo em que a sessão da tarde exibiu os melhores filmes adolescentes existentes no mundo. Namorada de Aluguel era um deles, se você é fã de Grey's Anatomy, vai adorar ver , Patrick Dempsey neste filme, também tinha, Conta Comigo, Os Gonnies, A Ilha da Garganta Cortada, Karatê Kid,- a versão original é claro - Quero ser Grande, Te pego la Fora, Um dia a Casa Cai, Trilogia Devolta para o Futuro e é claro não podemos esquecer das obras de John Hughes. Hughes era o mestre dos filmes adolescentes, diretor de Curtindo a vida adoidado, Gatinhas e Gatões e O Clube dos Cinco. Este ultimo foi estrelado por um elenco considerado na época 'os mimadinhos de hollywood'(alguns ainda dão as caras entre um filme e outro, outros sumiram). Uma curiosidade sobre esses filmes, é que todos se passam na mesma escola. 
    A Garota de Rosa Shocking não teve Hughes como diretor, mas como o cara parecia esta em todas, ele foi o roteirista do longa. Outra curiosidade é que a protagonista Molly Ringwald, foi a 1ª opção para estrelar Uma linda mulher, porém, recusou o papel, que acabou caindo no colo da até então ''desconhecida'' Julia Roberts. Após o sucesso do longa Julia passou de sub celebridade para atriz renomada e muito bem paga, enquanto a estrela adolescente Ringwald foi desaparecendo até ser esquecida pelo grande público.( Nossa que azar né)

    Já nos anos 90, houve sucessos como As Patricinhas de Bevely Hills, Eu sei o que vocês fizeram no Verão Passado, Pânico (que está de volta), Dez coisas que eu odeio em Você, JUMANJI, Free Willi, American Pie 1, 2 e 3. Não lembro de todos os filmes, segue uma lista dos que eu lembro, além dos que já foram citados:
Jurassik Park
Loucademia de Polícia
Esqueceram de mim
Os Caça Fantasmas
Sociedade dos Poetas Mortos (este não tão adolescente assim, mas merece estar na lista)
E.T
Splash – Uma Sereia em Minha Vida (Comédia romântica, mas todo mundo gostava)
Top Gang - Ases Muito Loucos, (Paródia do filme estrelado por Tom Cruise com Charlie Sheen)
Ninguém segura este bebê
Admiradora Secreta
A Família Adams
Elvira - A Rainha das Trevas
Segundas Intenções
Estes são os que eu lembro no momento, você lembra de algum que não citei? Comenta ai.

domingo, 30 de janeiro de 2011

COISAS QUE APRENDEMOS COM "TODO MUNDO ODEIA O CHRIS"

    Todo mundo ama a série todo mundo odeia o Chris, inclusive eu, inspirada na infância do ator Chris Rock (com adaptações é claro) a série é um sucesso embora só tenha 4 temporadas, mas podemos tirar boas lições delas.


1- Se uma pessoa fala alguma coisa sobre vc que é mentira mais que vc goste fale"sa comé" 
2- Nos anos 80 era permitido o trabalho infantil
3- Irmãs mais novas são umas pestes
4- Uma pessoa pode ter 2 empregos
5- Meias coloridas dão sorte (deve ser por isso que o restart faz sucesso)
6- Se quiser ser popular compre uma jaqueta de couro
7- Maicão é nome de cachorro
8- Quando um bandido fala "me empresta um dólar" ele está te roubando
9- Todo mundo ama o drew
10- só 4 pessoas não odeiam o chris a mãe ,pai,irmão e o greg, o resto o odeia
11- o chris apanhava todo dia e nunca caiu uma gota de sangue
12 - N.O.V.A é um programa de nerds
13 - A senhora morello pensa que todo negro é mendigo ou drogado
14 - Algumas pessoas dormem com roupas de super herói
15 - O caruso nunca foi preso por racismo
16 - Tartaruga de chocolate vicia
17 - O doc é o dono do WAL-MART
18 - Nunca dedure um bandido
19 - Nunca ajude um bandido
20 - o Greg não tem uma enorme mansão como todos pensávamos
21 - Se atacarem pilhas em vc ,corra o mais rápido possível
22 - Nunca fale para ninguém que vc vai ficar sozinho em casa
23 - Se vc trabalha com o doc ,vc pode receber fixas de fliper como pagamento 
24 - O monk(aquele cara doidão que só pensa em guerra) era o willis do arnold.
25 - Nunca use um nome de dj famoso ele pode ser procurado
26 - Perigo vende mercadorias perigosas
27 - O caruso até que pode ser legal 28 - O caruso gosta de gatinhos
29 - Garotas são loucas
30 - nunca vende nada falando que acabou de cair do caminhão
31 - Existe um seriado chamado"Todo mundo odeia o greg"
32 - Atari era a maior tecnologia dos anos 80
33 - Se vc for viúva e o senhor Osmar te perguntar onde está seu marido , fale que ele está bem
34 - Se vc faz supletivo, vc vira traficante ou lixeiro ou mendigo
35 - Nunca durma enquanto estiver fazendo a comida do dia da ação de graças. 36 - A relação entre irmãos pode ser assim:"FOME?EU TO.COMER?EU VOU"
37 - Nunca de um fora ne uma garota ( pode ser feia) ela pode se tornar uma top model
38 - Os favelados não são pobres , tem casa,mulher e filhos
39 - a melhor coisa de uma garota morar ao seu lado, é que ela mora ao seu lado.
40 - nos anos 80 emos eram conhecidos como andrógenos
41 - Em Nova York o mais legal no ano novo é ver a bola descer na Times.