domingo, 17 de abril de 2011

ANOS 80 E 90: Os melhores filmes adolescentes estão lá

    Atualmente filmes como Hary Potter, Crepúsculo, Garota infernal e etc, são referências quando falamos de filmes voltados para o público adolescente, mas no fim do século passado é que estão os melhores, repito OS MELHORES FILMES deste seguimento. Se você tiver no mínimo uns 22 anos ou se for muito bom de memória e tiver uns 20 anos vai lembrar de filmes como CONTA COMIGO, melhor com certeza você lembra do filme CURTINDO A VIDA ADOIDADO, clássico da sessão da tarde. 
    Houve um tempo em que a sessão da tarde exibiu os melhores filmes adolescentes existentes no mundo. Namorada de Aluguel era um deles, se você é fã de Grey's Anatomy, vai adorar ver , Patrick Dempsey neste filme, também tinha, Conta Comigo, Os Gonnies, A Ilha da Garganta Cortada, Karatê Kid,- a versão original é claro - Quero ser Grande, Te pego la Fora, Um dia a Casa Cai, Trilogia Devolta para o Futuro e é claro não podemos esquecer das obras de John Hughes. Hughes era o mestre dos filmes adolescentes, diretor de Curtindo a vida adoidado, Gatinhas e Gatões e O Clube dos Cinco. Este ultimo foi estrelado por um elenco considerado na época 'os mimadinhos de hollywood'(alguns ainda dão as caras entre um filme e outro, outros sumiram). Uma curiosidade sobre esses filmes, é que todos se passam na mesma escola. 
    A Garota de Rosa Shocking não teve Hughes como diretor, mas como o cara parecia esta em todas, ele foi o roteirista do longa. Outra curiosidade é que a protagonista Molly Ringwald, foi a 1ª opção para estrelar Uma linda mulher, porém, recusou o papel, que acabou caindo no colo da até então ''desconhecida'' Julia Roberts. Após o sucesso do longa Julia passou de sub celebridade para atriz renomada e muito bem paga, enquanto a estrela adolescente Ringwald foi desaparecendo até ser esquecida pelo grande público.( Nossa que azar né)

    Já nos anos 90, houve sucessos como As Patricinhas de Bevely Hills, Eu sei o que vocês fizeram no Verão Passado, Pânico (que está de volta), Dez coisas que eu odeio em Você, JUMANJI, Free Willi, American Pie 1, 2 e 3. Não lembro de todos os filmes, segue uma lista dos que eu lembro, além dos que já foram citados:
Jurassik Park
Loucademia de Polícia
Esqueceram de mim
Os Caça Fantasmas
Sociedade dos Poetas Mortos (este não tão adolescente assim, mas merece estar na lista)
E.T
Splash – Uma Sereia em Minha Vida (Comédia romântica, mas todo mundo gostava)
Top Gang - Ases Muito Loucos, (Paródia do filme estrelado por Tom Cruise com Charlie Sheen)
Ninguém segura este bebê
Admiradora Secreta
A Família Adams
Elvira - A Rainha das Trevas
Segundas Intenções
Estes são os que eu lembro no momento, você lembra de algum que não citei? Comenta ai.

5 comentários:

  1. dricaaaaaaaaa, amei esse post!!! aquilo sim q era ser adolescente....nossa qria muiito ver de novo esses filmes...demais amei

    ResponderExcluir
  2. Por uma enorme coincidência, fiz um post no meu recém-criado blog sobre os filmes dessa época.

    Muito legal encontrar um blog por aí, de alguém que também valoriza mais os filmes de 20 anos atrás do que as produções superficiais de hoje em dia.

    Muito legal sua postagem.

    ResponderExcluir
  3. Poxa...Muitos filmes bons! Clássicos obrigatórios da Sessão da Tarde. Tem também "Alguém muito Especial", "Procura-se Amy", "Negócio Arriscado", entre outros! Nunca bombou vários filmes legais como nos anos 80 e 90 (apesar de sempre ter algum besteirol) acaba se tornando um clássico e conquistando o público. Hoje em dia, o cinema tá meio fraquinho (não sei se é impressão minha ou é o tempo mesmo). Eu cresci vendo esses filmes (Nos anos 90 e 2000) quando ainda passavam na tv. Muito legal, dá vontade de ver.

    ResponderExcluir
  4. Queria lembrar o nome de um filme q passava na sessao da tarde tb, um menino tem uns bonequinhos, soldadinhos, indios, q viram reais, porem miniatura, vc sabe o nome?

    ResponderExcluir