quarta-feira, 9 de abril de 2008

A Queda


Olá
Estava lendo uma reportagem sobre o filme "a queda" que fala sobre os últimos dias de Hitler. Mas o que é incrivel neste filme, é que o Adolf Hitler que vemos nele, não se parece nem um pouco com aquele que está em nossa imaginação, encarnação do mal absoluto (mal absoluto sim,pelo menos eu o imagino assim).
Acredito que é por isso que o filme causou tanta polêmica.
Infelizmente, ainda não tive a oportunidade de assistir esse filme,mas, ja ouvi falarem bastante desta obra baseada na biografia de Hitler intitulada "Der Undergong" (a queda), do historiador alemão Joachim Fest, de 2002.
Então voltando ao assunto,o fruhner que vemos no filme é doente, envelhecido,frágil e adorador de chocolates. Com certaza, assim como a história, você o considera um psicopata, e em algum momento na sua vida você ja imaginou Hitler em acessos de loucura e grandeza (frequentes),essas cenas surgem de vez em quando no filme. Mas tbm aparece um Hitler gentil e terno com sua secretaria, sua cdela e sua namorada Eva Brown, ( vamos concordar que esta última ai devia se corajosa hneim). Em certos pontos do filme chega-se a sentir pena de Hitler, como uma cena descrita no texto que li. Ele senta pra almoçar e começa a tremer por causa das crises de mal de parkinsom.
Mas raciocinando melhor acabo por concordar com o The New York Times:
" Ele almoça. Senta-se. Treme.
Mas e daí?
Todos somos humanos, mas a maior parte de nós não ajuda a catalizar o assassinato de 50 milhões de pessoas!"



curiosidade: Em 1939, Adolf Hitler foi escolhido o "homen do ano " pela revista TIME.

Nenhum comentário:

Postar um comentário