sexta-feira, 14 de agosto de 2015

10 FILMES FRANCESES PARA RIR E CHORAR

    Quando se fala de cinema, costumamos nos limitar aos grandes blackbusters do mercado norte americano, porém nos últimos anos longas estrangeiros ganharam destaques no cenário internacional conquistado um público fiel. Neste tópico, resolvi trazer alguns filmes franceses que me conquistaram. Há quem evite películas francesas por as considerarem complexas e cheias de crises existenciais, desta forma, selecionei aqui, alguns filmes que fogem a esse padrão e com certeza vai surpreender a quem der uma chance a ele.

10 - Peso Morto - Le Boulet

    Filme de 2002 conta a divertida história de um gangster e um agente penitenciário. Depois de um ataque, Moltes um criminoso perigoso é preso pela polícia. Uma vez na prisão, ele conhece um guarda, que entrega um bilhete de loteria. Faltando poucos dias para Moltez sair em liberdade seu bilhete é premiado, porém a esposa de Reggio - o carcereiro que guardava seu bilhete - parte para um rally na África. Moltez pensa que  Reggio fugiu com seu bilhete e foge da cadeia para caçar o carcereiro, ao encontrá-lo  ele descobre a verdade e os dois partem para África em busca da esposa de Reggio, mas o que eles não sabem é que nessa jornada também serão caçados por um velho inimigo de Moltez.

09 -  O Fabuloso Destino de Amélie Poulain - Le fabuleux destin d'Amélie Poulain

    
    O filme conta a história de Amélie, uma menina que cresce isolada das outras crianças. Isso acontece porque o seu pai acha que Amélie possuí uma anomalia no coração, já que este bate muito rápido durante os exames mensais que o pai faz na menina. Na verdade, Amélie fica nervosa com este raro contato físico com o pai. Por isso, e somente por isso, o seu coração bate mais rápido que o normal. Seus pais, então, privam Amélie de frequentar escola e ter contato com outras crianças. A sua mãe, que é professora, é quem a alfabetiza até falecer. A sua infância e a morte prematura de sua mãe acabam por influenciar fortemente o desenvolvimento de Amélie e a forma como ela se relaciona com as pessoas e com o mundo depois de adulta. Após a sua maioridade, muda-se do subúrbio para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia, encontra no banheiro do seu apartamento uma caixinha com brinquedos e figurinhas pertencentes ao antigo morador do apartamento. Decide procurá-lo e entregar o pertence ao seu dono, Dominique, anonimamente. Ao notar que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e remodela a sua visão do mundo.
A partir de então, Amélie engaja-se na realização de pequenos gestos a fim de ajudar e tornar mais felizes as pessoas ao seu redor. Ela ganha aí um novo sentido para a sua existência. Numa destas pequenas grandes ações, ela encontra um homem. E então o seu destino muda para sempre.

08- Eu, Mamãe e os Meninos  - Le Garçons Et Guillaume À Table

Eu, Mamãe e os Meninos : Poster
    Guillaume (Guillaume Gallienne) tem uma história de vida curiosa: quando era criança, sua mãe autoritária sempre pensou que ele fosse diferente dos irmãos, e decidiu criá-lo como uma garota. Anos depois, já adulto, ele relata a relação complicada que tinha com o pai, os maus-tratos dos colegas de escola e seus primeiros amores. Depois de várias confusões e histórias engraçadas, Guillaume decide fazer uma peça de teatro para contar como consegui finalmente fazer as pazes com a sua sexualidade. 
    O interessante neste filme, é que o ator Guillaume Gallienne, interpreta a si mesmo, sua mãe e outros personagens em uma história que tem como origem, as experiências pessoais vividas pelo ator - que também dirige o filme.

07 - Um Plano Perfeito - Un Plan Parfait

Um Plano Perfeito : Poster
   
     Uma mulher bem sucedida e apaixonada por seu namorado tenta quebrar a tradição de sua família, em que todo primeiro casamento acaba em divórcio. Para isso ela criou um plano perfeito: casar-se com um estranho qualquer e divorciar-se dele para depois ficar com seu namorado para sempre. Isso poderia dar certo se o homem escolhido não fosse um irritante redator de guias de viagem que ela tem que acompanhar de Kilimanjaro a Moscou.  

06 - Os Olhos Amarelos dos Crocodilos - Les Yeux jaunes des crocodiles

Os Olhos Amarelos dos Crocodilos : Poster

    Duas irmãs têm uma relação conflituosa: Iris (Emmanuelle Béart) leva uma vida fútil e luxuosa, sem trabalhar, já Joséphine (Julie Depardieu) trabalha como pesquisadora da Idade Média, mas não tem o reconhecimento da família, e acaba de passar por uma ruptura amorosa. Um dia, para impressionar um amigo que é editor, Iris diz que está escrevendo um livro, justamente sobre a Idade Média. Para sustentar a mentira, ela pede a Joséphine que escreva um livro de verdade, deixando a irmã levar o mérito em troca de dinheiro. Quando o livro inesperadamente obtém sucesso, as duas irmãs entram em rota de colisão.  Patrick Bruel grande nome da Chanson Française faz uma participação neste longa.

05 - Sexo, Amor e Terapia - Tu veux ou tu veux pas

Sexo, Amor e Terapia : Poster

    Judith (Sophie Marceau) é uma mulher que vive abertamente a sua sexualidade, mantendo casos com diversos homens; já Lambert (Patrick Bruel) é um viciado em sexo que tenta justamente pensar em outra coisa e conter os seus desejos. Quando Judith passa a trabalhar como assistente no consultório de Lambert, a situação logo fica complicada para os dois. Bruel da as caras neste longa também, porém agora explorando sua veia cômica.

04 - Incompatíveis -De l'autre côté du périph

De l'autre côté du périph : Poster

    Certa manhã, é encontrado o corpo de Eponine Chaligny, esposa do influente Jean-Eric Chaligny (André Marcon), primeiro patrono da França. Neste dia, duas pessoas de mundos completamente opostos vão se cruzar: Ousmane Diakhaté (Omar Sy), policial do subúrbio e François Monge (Laurent Laffite), comandante da famosa polícia criminal de Paris. Esta investigação irá levá-los dos bairros nobres ao subúrbio da cidade, revelando um mundo de diferenças e contradições. O interessante é que de cara nota-se que o personagem de Omar Sy tem muita influência de Axel Foley, icônico personagem de Eddie Murphy em Um Tira da Pesada.

03 -  Como Arrasar um Coração - L'Arnacoeur

Como Arrasar um Coração : Poster

    Alex (Roman Duris), sua irmã Mélanie (Julie Ferrier) e o cunhado Marc (François Damiens) administram juntos um negócio inusitado: uma agência especializada em romper relacionamentos. Os altos custos para criar as farsas que possibilitam o fim dos relacionamentos e a vida que Alex leva, incompatível com sua renda, fazem com que eles devam um alta quantia. É quando o trio recebe um novo desafio: impedir que Juliette (Vanessa Paradis) e Jonathan (Andrew Lincoln) se casem. O problema é que eles aparentam ser o casal perfeito. Precisando desesperadamente do dinheiro, Alex passa por cima de seus princípios e aceita o trabalho. Ele aproveita os poucos dias que Juliette terá sozinha para se aproximar dela, fingindo ser um guarda-costas, porém nem tudo sai como ele esperava.

02 - A Família Bélier - La Famille Bélier


    Paula (Louane Emera) é uma adolescente francesa que enfrenta todas as questões comuns de sua idade: o primeiro amor, os problemas na escola, as brigas com os pais... Mas a sua família tem algo diferente: seu pai (François Damiens), sua mãe (Karin Viard) e o irmão são surdos e mudos. É Paula quem administra a fazenda familiar, e que traduz a língua de sinais nas conversas com os vizinhos. Um dia, ela descobre ter o talento para o canto, podendo integrar uma escola prestigiosa em Paris. Mas como abandonar os pais e os irmãos? 
    Embora o enrredo pareça se tratar de um filme dramático, A Família Bélier é um filme muito cõmico e rende muitas gargalhadas, porém para não perder nada, mesmo para aqueles que preferem assistir filmes dublados é recomendável assistir o este com legenda. Estrela do filme, Louane Emera recebeu por sua atuação neste filme, o prêmio máximo do cinema francês. Ela é neta de Brasileiros e foi descoberta no The Voice France.

01- Intocáveis -  Intouchables


    Philippe (François Cluzet), um refinado multimilionário tetraplégico francês, precisa de um auxiliar de enfermagem para o auxiliar nas suas atividades rotineiras. O contratado é Driss (Omar Sy), um senegalês radicado nos subúrbios de Paris, que acaba de cumprir uma pena de seis meses de prisão e que não tem qualquer formação para o cargo, porém Driss de uma forma um tanto "errada" faz Phillippe ter prazer pela vida novamente.
    De todos os filmes franceses lançado nos últimos anos, podemos dizer que este é o mais popular, de modo que chamou abriu as portas do cinema internacional para o ator Omar Sy, que ganhou grande visibilidade no cinema internacional. Intocáveis é o filme mais rentável da história do cinema francês e o projeto de uma refilmagem  estrelada por Colin Firth e Kevin Hart está em andamento.