quinta-feira, 24 de outubro de 2013

SERRA PELADA

                                                Serra Pelada - Filme 2013 - AdoroCinema

    Estrelado por Juliano Cazarré e Júlio Andrade, o longa Serra Pelada de Heitor Dhalia, retrata a aventura de dois amigos que partem de São Paulo em direção Serra Pelada em busca de um sonho, enriquecer  no garimpo .  Ao decorrer da história os amigos acabam entrando em conflito e se tornam inimigos. 
    Com visões panorâmicas do formigueiro que o garimpo paraense tornou-se desde o inicio de sua exploração no final dos anos 70 e inicio dos 80, Dhalia recria aquele ambiente com sucesso, pois se comparado a uma imagem real da região naquela época, podemos chegar a confundir ambas.
    Wagner Moura também enriquece o elenco como Lindo Rico, um sociopata que chega a ser cômico com seus excessos, uma hora de fala mansa a explosões que acabam em mortes para retornar ao simpático personagem, muito bem composto e de certa forma bem mais interessante que os dois protagonistas, pois a momentos em que chega-se a lamentar que sejam tão curtas as aparições de Lindo no enredo, mas nem por isso menos importante . Embora não tenha recebido muitos elogios da crítica, eu gostei bastante do filme, pois tem como plano de fundo uma importante parte da história do nosso país e uma ótima fotografia. E para aqueles que dizem que o filme não serve para deixar uma reflexão do que realmente foi serra pelada, digo que estão enganados, pois até agora ainda não encontrei alguém que não correu no google depois de assistir o filme para saber mais sobre  a história daquele lugar.