segunda-feira, 29 de agosto de 2011

PLANETA DOS MACACOS - A ORIGEM : ASSUSTADORAMENTE BOM

    Com um ritmo frenético Planeta dos Macacos: a origem nos traz o que seria o início da série. Sem grande entusiasmo fui ao cinema assistir o filme só pra não ficar por fora de uma das principais estreias deste fim de semana, mas sai de lá com a certeza de que não foi perca de tempo, mas na dúvida se estava impressionada, assustada ou as duas coisas. Tudo bem que em algumas sequencias o roteiro deixe muito a desejar, ele é compensado pela maravilha dos efeitos especiais, que nos apresentam os animais de uma forma tão perfeita que chegamos a nos perguntar se seriam de fato reais. A construção do um personagem Cesar, (Andy Sarkis, aquele q fez o smigol) que age como protagonista e ao mesmo tempo como antagonista envolve o espectador de uma tal forma que emociona, principalmente quando este interage com o personagem de James Franco.
     Franco interpreta o dr. Will Rodman que desesperadamente procura desenvolver uma cura para o mal de Alzheimer (doença que afeta seu pai), porém acaba desenvolvendo uma droga que seria crucial para a evolução dos símios (animais usados pelo laboratório como cobaias) e seria extremamente nociva a raça humana, o que deixa claro o motivo pelo qual os humanos tenham sido quase que erradicados do planeta nos filmes anteriores, aliás, que melhor lugar para se transmitir um vírus pelo mundo se não em um aeroporto. Em Planeta dos Macacos de 2001 com Mark Walberg, lembro de uma cena em que o mesmo diz, que a raça humana quanto mas inteligente fica mas perigosa se torna, e é claro que ele estava certo. Com uma mãozinha da ciência Cesar, o personagem principal , acaba nascendo com certas habilidades e posteriormente faz com que os companheiros da mesma espécie também compartilhem das mesmas. Tom Felton (o odioso draco de HP) surge como uma espécie de carcereiro torturador dos símios, despertando a ira de muitos deles, ou seja quando os animais chutam o pau da barraca o personagem de Felton é o primeiro que roda. 
     A sequência da ponte é incrível deixando qualquer um desesperado na dúvida se Franco reencontrará Cesar e o que vai acontecer, se ele leva o chipanzé para casa ou ele o abandona. Embora Hollywood tenha insistido em Franco como estrela do filme, assim como Walberg foi de fato estrela de Planeta dos Macacos (2001) não há duvidas que James Franco (não o desmerecendo, pois é um ator de enorme talento sem dúvidas) assim como Freida Pinto (de quem quer ser um milionário) e os demais foram só personagens secundários, pois em Planeta dos macacos-a origem, que brilhou mesmo, foi Cesar. 

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

GEORGE R.R.MARTIN, AS CRÔNICAS DE GELO E FOGO E GAME OF THRONES

    Editoras adoram abreviar o nome dos autores que publicam, Joanne Kathleen Rowling virou J.K. Rowling,John Ronald Reuel Tolkien virou J.R.R.Tolkien, ai você deve se perguntar o que isso tem com o título deste post. Bom, em junho estreou na HBO uma série chamada GAME OF THRONES, de início achei que se tratava de mais uma série histórica (não deixa de ser) da emissora, que tem como tradição exibir grandes produções como Band of Brothers, Boardwalk Empire entre outras. A cada chamada eu me interessava mais pela série, principalmente depois que vi Sean Ben no elenco. Ao assisti o episódio piloto descobri que a série se trata de algo muito mais complexo do que imaginava, descobri que se tratava de uma história fictícia em um mundo fictício, o que dava liberdade aos produtores de implementar várias coisas, costumes, idéias sem se prender a uma coerência histórica real. Em seguida joguei o nome game of thrones no google e foi então que soube que a nova série da HBO, é baseada em uma série de livros, AS CRONICAS DE GELO E FOGO, uma história fantástica de um tal de George R.R. Martin, ou melhor George Raymond Richard Martin, entenderam onde eu queria chegar?
    Até então, achava que nunca ouvira falar neste nome nem em seus livros. Foi então que lembrei que ha algum tempo o Rafael Draccon havia falado algo desta obra no blog Sedentário e Hiperativo. Quando li a coluna do Rafael eu mal sabia que o tal livro se tornaria uma febre. A 1ª coisa que passou pela minha cabeça quando li o nome George R.R. Martin foi o nome dos primeiros autores citados no topo deste post. Soube também que George é roteirista e escritor, apesar de ser estado-unidense, é considerado o Tolkien da atualidade, o que discordo totalmente, não desmerecendo Martin. O considero um escritor fantástico mas seu estilo difere muito o de Tolkien, pois enquanto as histórias deste seguem um estilo mais romanceado, Martin tem uma trama mais realista, seguindo para guerras sangrentas, traições, incesto e etc, uma escrita mais próxima de Bernard Cornwell (as batalhas do Cornwell são mais bem descritas). De todo modo, acredito que a obra de Martin se compara a de Tolkien apenas no que diz respeito a dimensão do universo criado para sua história, pois é incrível entender que em ACGF já existe uma infinidade de histórias antes da história narrada nos livros . 
    Eu gostei tanto de tudo aquilo que me dediquei a saber tudo em relação a série, mas decidi ler primeiro o livro. Acredito que nunca desde que foi lançado o primeiro livro da série em 1996, AS CRONICAS DE GELO E FOGO foram tão populares no Brasil como veio a se tornar depois da série, que não só resgatou os antigos fãs de Martin, mas também conquistou centenas que nunca haviam ouvido falar de sua obra antes (eu mesma). Diferente de quando você ler um livro que adaptado para o cinema sofre sérias mudanças que não te agradam, a série GAME OF THRONES da HBO, e praticamente 100% fiel ao livro, não deixando o espectador (leitor) desapontado.
    Ao que parece cada temporada da série televisiva vai ser baseada em um livro da série literária, então se você não aguentar esperar até o ano que vem para saber o que vai acontecer, compre logo o seus livros. Se você não fala inglês (assim como eu) saiba que disponível em português brasileiro só temos os dois primeiros livros da série, o terceiro está previsto para ser lançado apenas em setembro na bienal do livro, mas a Saraiva e o Submarino já estão fazendo a pré-venda, mas corre que o frete é grátis por tempo limitado.:) 

Lista de livros da série: As Crônicas de Gelo e Fogo / A Song of Ice and Fire
CURIOSIDADES:
- Westeros é uma espécie de universo alternativo da Europa Medieval.
-Na série existe uma muralha que separa Westeros da imensidão de gelo, das criaturas que eles chamam de OS OUTROS e dos selvagens ao norte, esta muralha possui 300 m de altura e foi inspirada no muro que o Imperador Romano Adriano construiu na Bretanha para separar as terras do império dos povos considerados bárbaros.
- Se pegar uma mapa do Reino Unido e um de Westeros você notará semelhanças.
- Os lobos gigantes realmente existiram. Veja aqui.
- George R.R.Martin tinha pretensões de matar a personagem ARYA STARK, mas sua esposa o proibiu.