segunda-feira, 18 de abril de 2011

Mas Nostalgia: Já que é pra falar de John Hughes

Fonte: superinteressante


Nostalgia
John Hughes, o filósofo da puberdade


Para quem tem menos de 25 anos, a década de 80 foi o paraíso do mau gosto — aquela época saudosa em que John Hughes (nascido em 1950), diretor de Gatinhas e Gatões e outras bobagens inesquecíveis, era o mestre do riso inconseqüente e da banalidade inspirada.

Muitas tardes foram salvas do tédio pela hipnótica tolice de Curtindo a Vida Adoidado. Hughes já foi chamado de "filósofo da puberdade" elogio quase desmerecedor, pois o maior atrativo de seus filmes é a ausência de preocupações existenciais. Flertando por Chicago ou perambulando por uma universidade, seus personagens jamais pensavam na vida.

No início dos anos 90, Hughes e seus heróis haviam mergulhado no ostracismo. Esvaneceram-se, lentamente, no limbo dos coadjuvantes despercebidos e levaram consigo, intocado, todo o charme de nossa idílica ignorância.

Obra-prima juvenil

Curtindo a Vida Adoidado (1986), dirigido por John Hughes, é o clássico da irresponsabilidade juvenil. É a melhor performance de Mathew Broderick. A comédia criou uma gramática para filmes teens e elevou a atividade de matar aula à condição de arte



Receita esgotada

Alguém Muito Especial (1987) mostra a decadência de Hughes. É um remake nada discreto do sucesso A Garota de Rosa-Schocking



Eclipse ruivo

Musa absoluta do diretor John Hughes, Molly Ringwald — uma ruivinha que poderia ser a sua prima — praticamente despontou para o anonimato depois de sucessos como O Clube dos Cinco (1985) e A Garota de Rosa-Schocking (1986), papel que a eternizou no Olimpo das fitas adolescentes. Hoje balzaquiana, Molly protagoniza algumas comédias românticas, como a recente In The Weeds (2000), dirigida por Michael Rauch, ainda não exibida no Brasil



Eterna adolescência

O Clube dos Cinco (1985) talvez seja o melhor retrato de uma "geração perdida" de atores. Nenhum deles teve maior fôlego em sua carreira cinematográfica. Hoje, são meros coadjuvantes. O paradoxo é que o filme consagrou Hughes como o "Spielberg Teen"

A maioria dos filmes de Hughes só pode ser encontrado em vídeo. Veja os títulos mais importantes:



Filme - Gatinhas e Gatões (1984)

Atores - Molly Ringwald, Anthony Michael Hall, John cusack

Disponível - Vídeo

Filme - O Clube dos Cinco

Atores - Emilio Estevez, Antony Michael Hall, Judd Nelson, Molly Ringwald

Disponível - Vídeo



Filme - A Garota de Rosa-Schocking (1986)

Atores - Molly Ringwald, James Spader, Harry Dean Stanton

Disponível - Vídeo



Filme - Curtindo a Vida Adoidado (1986)

Atores - Mathew Broderick, Alan Ruck, Mia Sara

Disponível - DVD Paraumont

domingo, 17 de abril de 2011

ANOS 80 E 90: Os melhores filmes adolescentes estão lá

    Atualmente filmes como Hary Potter, Crepúsculo, Garota infernal e etc, são referências quando falamos de filmes voltados para o público adolescente, mas no fim do século passado é que estão os melhores, repito OS MELHORES FILMES deste seguimento. Se você tiver no mínimo uns 22 anos ou se for muito bom de memória e tiver uns 20 anos vai lembrar de filmes como CONTA COMIGO, melhor com certeza você lembra do filme CURTINDO A VIDA ADOIDADO, clássico da sessão da tarde. 
    Houve um tempo em que a sessão da tarde exibiu os melhores filmes adolescentes existentes no mundo. Namorada de Aluguel era um deles, se você é fã de Grey's Anatomy, vai adorar ver , Patrick Dempsey neste filme, também tinha, Conta Comigo, Os Gonnies, A Ilha da Garganta Cortada, Karatê Kid,- a versão original é claro - Quero ser Grande, Te pego la Fora, Um dia a Casa Cai, Trilogia Devolta para o Futuro e é claro não podemos esquecer das obras de John Hughes. Hughes era o mestre dos filmes adolescentes, diretor de Curtindo a vida adoidado, Gatinhas e Gatões e O Clube dos Cinco. Este ultimo foi estrelado por um elenco considerado na época 'os mimadinhos de hollywood'(alguns ainda dão as caras entre um filme e outro, outros sumiram). Uma curiosidade sobre esses filmes, é que todos se passam na mesma escola. 
    A Garota de Rosa Shocking não teve Hughes como diretor, mas como o cara parecia esta em todas, ele foi o roteirista do longa. Outra curiosidade é que a protagonista Molly Ringwald, foi a 1ª opção para estrelar Uma linda mulher, porém, recusou o papel, que acabou caindo no colo da até então ''desconhecida'' Julia Roberts. Após o sucesso do longa Julia passou de sub celebridade para atriz renomada e muito bem paga, enquanto a estrela adolescente Ringwald foi desaparecendo até ser esquecida pelo grande público.( Nossa que azar né)

    Já nos anos 90, houve sucessos como As Patricinhas de Bevely Hills, Eu sei o que vocês fizeram no Verão Passado, Pânico (que está de volta), Dez coisas que eu odeio em Você, JUMANJI, Free Willi, American Pie 1, 2 e 3. Não lembro de todos os filmes, segue uma lista dos que eu lembro, além dos que já foram citados:
Jurassik Park
Loucademia de Polícia
Esqueceram de mim
Os Caça Fantasmas
Sociedade dos Poetas Mortos (este não tão adolescente assim, mas merece estar na lista)
E.T
Splash – Uma Sereia em Minha Vida (Comédia romântica, mas todo mundo gostava)
Top Gang - Ases Muito Loucos, (Paródia do filme estrelado por Tom Cruise com Charlie Sheen)
Ninguém segura este bebê
Admiradora Secreta
A Família Adams
Elvira - A Rainha das Trevas
Segundas Intenções
Estes são os que eu lembro no momento, você lembra de algum que não citei? Comenta ai.