quinta-feira, 30 de abril de 2009

40 anos de Woodstock!!! Nem tínhamos nascido.





Me lembro quando vi a palavra Woodstock pela 1° vez, devia ter uns 9 anos,nem fazia idéia do que essa palavra representava.. Me lembro que estava folheando um livro de inglês da minha irmã mais velha, vi uma página cheia de figuras que foi o que me
interessou ali, na verdade a o que me chamou mais atenção naquela página era uma imagem de John Travolta e Kirstie Alley em uma das cenas de “olha quem está falando” (adorava esse filme), ao lado tinha a imagem era de um cara negro com uma guitarra, vestido de uma forma digamos que... um pouco extravagante para mim naquela época e em baixo e eu li : JIMI ENDRIX / VOODISTOC.
Anos mais tarde curiosamente folheando meu livro de história descobri que na veRdade não era VOODISTOC e sim Woodstock!

Não havia muita coisa sobre o festival escrita lá mais havia o suficiente para despertar em mim o interesse de saber mais.
No auge do movimento Hippie, a América avançava contra o Vietnã ao longo da década de 60, e já que para jovens que recusavam o american way of life e que usam como lema “PAZ E AMOR” guerra não vinha no pacote dessa ideologia.
A ousadia de 4 jovens desorganizados e “doidões”( O festival deu um prejuízo de 100 mil dólares a seus organizadores , quem perde essa quantia e depois sai por ai fazendo piada so pode ser doido) acabou promovendo sem querer, o evento que ficaria marcado na história da música, pois festivais da mesma não proporssão não se verá novamente, pelo menos não em solo Americano., pois devido a alguns problemas gerados nas estradas durante os 3 dias do festival, a governo criou leis que proíbem eventos iguais ao festival.
Michael Lang, John P. Roberts, Joel Rosenman e Artie Kornfeld. Roberts e Rosenman, que entrariam com as finanças, colocaram um anúncio sob o nome de Challenge International, Ltd., no New York Times e no Wall Street Journal ("Jovens com capital ilimitado buscam oportunidades de investimento legítimas e interessantes e propostas de negócios").Lang e Kornfeld responderam o anúncio, e os quatro reuniram-se inicialmente para discutir a criação de um estúdio de gravação em Woodstock, mas a idéia evoluiu para um festival de música e artes ao ar livre.
O público esperado era de 200,00 pessoas,não foi o que aconteceu. Mais de 500,00 pessoas compareceram o local do evento, invadiram o local derrubando as cercas,o que levou os organizadores desorganizados a tornar o festival gratuito.
A aglomeração repentina provocou congestionamentos na vias Expressa do Estado de Nova York e eventualmente transformando Bethel em "área de calamidade pública".
As instalações do festival não foram equipadas para providenciar saneamento ou primeiros-socorros para tal multidão, e centenas de pessoas se viram tendo que lutar contra mau tempo, racionamento de comida e condições mínimas de higiene.
Embora o festival tenha sido reconhecidamente pacífico, dado o número de pessoas e as condições envolvidas, houve duas fatalidades registradas: a primeira resultado de uma provável overdose de heroína, e a outra após um atropelamento de trator. Houve também dois partos registrados (um dentro de um carro preso no congestionamento e outro em um helicóptero), e quatro abortos.
Mas como a esperança é a ultima que morre o idealismodos anos 60 continuou.
Woodstock fez a alegria da maioria que compareceu, com uma qualidade de musica exepcional, com ícones como Joan Baez, Santana, Richie Havens, e Jimmy hendrix, ocara de roupa extravagante que eu tinha visto quando criança, em um agora já velho livro de inglês.
Houve quem negasse o convite para se apresentar no festival, como Frank Zappa e The Mothers of Invention, que negaram o convite por causa do excesso de lama no local.
John Lennon Led Zeppelin The Doors, també recusaram, este ultimo cancelou a apresentação devido a uma paranóia de Jim Morrison.

3 dias de sexo, drogas e Rock in Roll muito Rock in Roll !!!

Sexta-feira, 15 de agosto : 1º dia de festival
O festival abriu oficialmente às 17 horas com Richie Havens. Este dia apresentou sets mais leves, trazendo a maior parte dos artistas folks que participaram.
Richie Havens (abriu o festival)
Swami Satchidananda (deu a invocação para o festival)
Country Joe McDonald (tocou separado da sua banda, The Fish)
John SebastianSweetwaterThe Incredible String BandBert SommerTim Hardin (com um repertório de uma hora)Ravi Shankar (com um repertório de 5 músicas tocadas durante uma chuva)MelanieArlo Guthrie (a ordem do repertório é incerta)
Joan Baez (grávida de seis meses na época) amei Sweet Sir Galahad

Sábado, 16 de agosto: 2° dia de festival
O dia abriu às 12:15 da tarde, e trouxe os principais artistas psicodélicos e de rock do festival.
Quill (repertório de quatro músicas, totalizando quarenta minutos)
They Live the Life
Keef Hartley BandSantanaCountry Joe McDonald (sem a banda The Fish)Canned HeatMountain (repertório de uma hora, incluindo a "Theme For An Imaginary Western", de Jack Bruce)Janis Joplin (dois bis: Piece of "My Heart" e "Ball & Chain")Grateful Dead
A apresentação do Grateful Dead foi atrapalhada por problemas técnicos, incluindo um pedaço do chão defeituoso e também dois dos integrantes da banda, Jerry Garcia e Bob Weir, afirmaram levar choque toda hora que encostavam em suas guitarras. A performance do Grateful Dead não foi incluída no filme, mas, em um breve momento do filme, Jerry Garcia aparece segurando uma maconha, dizendo: "Maconha. Exibição A".
Creedence Clearwater Revival
Sly & the Family StoneThe Who (começou às 4 da manhã, com um repertório que incluia a ópera rock Tommy)Jefferson Airplane (começou às 6 horas da manhã, com um repertório de apenas 8 músicas. A vocalista Grace Slick saudou a platéia dizendo: "Ok, amigos, vocês já viram os grupos pesados; agora vocês verão música maníaca da manhã, acredite em mim, yeah. Isso é uma nova manhã... [...] Bom dia, pessoal!")

Domingo, 17 de agosto
Joe Cocker e Grease Band
O dia abriu às 14 horas com Joe Cocker. Os eventos deste dia acabariam atrasando a agenda do festival em nove horas, e no nascer do sol do dia seguinte o concerto ainda continuava, apesar da maioria do público já ter ido embora.
Joe Cocker
Entre as canções interpretadas por Cocker destacou-se “With a Little Help from My Friends”,que ficou eternizada embora a música seja dos Beatles.
Adorava assistir anos incríveis, e ouvir a musica que era tema de abertura da série exibida pela tv cultura a alguns anos.
Após o repertório de Joe Cocker, um temporal deu-se inicio interrompendo o festival por longas horas.
Country Joe and the Fish (continuou a apresentação às 18:00 horas)
Ten Years AfterThe BandBlood, Sweat & Tears (abriu à meia-noite, com cinco músicas)Johnny Winter (trazendo Edgar Winter, seu irmão, em duas músicas)Crosby, Stills, Nash & Young (começou por volta das três da manhã com um set acústico e outro elétrico separado)Paul Butterfield Blues BandSha-Na-NaJimi Hendrix (após ser apresentado à platéia como "Jimi Hendrix Experience", Jimi, já em palco, corrigiu o nome do grupo para "Gypsy Sun and Rainbows")O repertório de Hendrix consistia em 16 músicas entre leas
• Red House (Durante essa música, uma corda da guitarra de Hendrix estourou, mas ele continuou tocando com cinco cordas)
• Mastermind (escrita e cantada por Larry Lee)Gypsy Woman/Aware Of Love (Essas duas músicas escritas por Curtis Mayfield foram cantadas por Larry Lee como um medley).