quinta-feira, 30 de outubro de 2008

"Centenário Machado de Assis"


Casa das Artes- Largo São Sebastião-Manaus-AM




O Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e a Academia Amazonense de Letras, promove no período de 24 de outubro a 30 de dezembro, como parte das comemorações do aniversário de Manaus, a exposição “Cardápio do Bruxo Machado de Assis”, que levará o público a uma verdadeira viagem pela vida e obra deste imortal brasileiro. A abertura da programação está programada para às 19 horas, na Casa das Artes, local da exposição, que poderá ser vista de terça a domingo, das 17 às 21 horas. A entrada é gratuita.

As árvores do Largo de São Sebastião serão enriquecidas com painéis alusivos à obra do escritor. No mesmo espaço será montado um sebo com livros dele que estarão disponíveis ao público ao preço de R$ 5 a R$ 10.

A Companhia de Teatro Metamorfose irá abrir as festividades com uma performance na qual um repórter de televisão de um jornal fictício entrevista várias pessoas (atores da equipe) a respeito da relevância do escritor para a sociedade. Enquanto isso, o ator Idelson Mouta estará transitando pelo local totalmente caracterizado de Machado de Assis.

Finalizadas as entrevistas, ele apresenta ao público alguns de seus personagens mais importantes: Capitu, Quincas Borbas, Rubião e Simão. A atuação terá duração aproximada de 40 minutos.

O “Cardápio do Bruxo Machado de Assis” oferece um passeio pela ficção do autor homenageado. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer os principais temas de seu trabalho, como o amor, a sensualidade, a loucura, a morte, as mulheres e muito mais. Como forma de enriquecer ainda mais a programação será montada uma exposição com imagens de época, que retratam o tempo, a vida e o contexto em que o autor viveu.

O presidente da Academia Amazonense de Letras, José Braga, conta que o nome “Cardápio do Bruxo Machado de Assis” foi pensado justamente como forma de passar a idéia de que as pessoas podem se servir à vontade para conhecer mais profundamente o trabalho do mestre.

“A exposição pretende resgatar o valor da obra de Machado, além de estimular os jovens a cultivar o gosto pela leitura e particularmente pela leitura de Machado. Também há o duplo sentido simbólico deste ser o ‘Ano Nacional de Machado de Assis’, que enaltece seu centenário de morte, e do dia da abertura ser o aniversário de Manaus. É um grande presente para a sociedade amazonense”, explica.

Além do respeito vide o enorme talento de Machado com as letras, José Braga destaca o exemplo que ele representa como pessoa. “Ele viveu em uma época de transição do Brasil Império para a República. Viveu numa sociedade escravocrata, era um menino pobre, ficou órfão muito cedo, teve várias dificuldades. A despeito disso, ele se tornou o maior escritor brasileiro. Vejo nele duas coisas: a obra expressiva, monumental, até hoje não superada; e o grande exemplo de o quanto o ser humano é capaz na construção de si próprio”, completa.

Casa das Artes

Rua José Clemente, 564- Centro.
Tel: 092- 3635-5832
E-mail: casadasartes@culturaamazonas.am.gov.br
www.culturaamazonas.am.gov.br

Extraído de : http://www.agroamazon.am.gov.br/noticia.php?cod=1528