quarta-feira, 9 de julho de 2008

De Toy Story a Wall-E


Foi em 1997, acho que era Setembro, a primeira vez que eu assisti Toy Story, naquela é época eu nem fazia idéia do que era animação gráfica ou o que significava e o que significaria o nome PIXAR. Reconstruo minhas impressões iniciais quando já se passaram onze anos desde que eu vi o filme.

Atualmente se pararmos para analisar um filme da pixar, como você poderia defini-lo?

Eu diria: “é um filme da pixar”.

É obvio que Toy Story abriu as portas do cinema para os filmes de animação em 3d, que aos poucos foram tomando lugar das animações em 2d que agora predominam somente na tv. Com o passar dos anos a tecnologia foi caminhando e assim melhorando mais ainda mais a qualidade dessa produções.É claro que não somente a pixar fez sucesso nesse mercado, vale citar também, a Warner, DreamWorks (casa do shereck)e a Blue Sky que atualmente conta com a representação brasileira de Carlos Saldanha (idealizador do hilário scrach de Era do Gelo).

Apesar de toda diversão e magia que as produções destes gigantes nos trazem, não devemos esquecer de fazer as comparações que às vezes são inevitáveis, pois até pouco tempo os filmes pareciam muito repetitivos. Pra mim foi impossível assistir Selvagem sem lembrar de Madagascar, O Bicho vai Pegar de alguma forma me lembrou muito Os sem Floresta, e aquele Lucas um Estranho no Formigueiro, tem lá sua essência, mas ainda assim não deixa de parecer uma fusão de Formiguinhas com Vida de Inseto.

Não estou dizendo que esses filmes não foram bons, muito pelo contrário, adorei todos, mas é como eu disse às vezes as comparações são inevitáveis.

Contudo também fomos presenteados com filmes maravilhosos como a os do ogro Procurando Nemo, Shereck, Por Água a Baixo, Ratatouile, Carros e os, mas recentes como Kong Fu Panda e é claro Wall-e. Esse novo longa nos mostra como a animação alcançou uma determinada evolução que parece afirmar por si só, a inexistência de limites para o cinema. Não posso deixar de elogiar seu riquíssimo roteiro, e uma curiosidade em relação a robô: o filme se passa em 2700, onde a Terra agora é inabitada, sem nenhum vestígio de vida, apenas wall-e vaga fazendo a limpeza da Terra, até que chega Eva, a robô enviada a Terra para procurar qualquer vestígio de vida. Eva que foi a mulher de Adão, o primeiro e solitário homem na Terra; algo relacionado com Wall-E. Sem falar das diversas críticas sobre o padrão de vida atual, tudo tratado de forma madura e emocionante.

Então com toda essa fantástica evolução que acompanho dede que vi Toy Story lá, em meados de 1997, tentei definir Wall-e?

Cheguei a uma única conclusão: É um filme da Pixar!


A.S.R